[Em Cima do Lance com Paulo Leandro] A bola entrou lá-na-England

Por Paulo Leandro

Meteram a mãozona em mais uma seleção pequena. Desta vez, foi a pobre da Ucrânia, dona da casa, que não teve como evitar a eliminação na Euro, ao perder para a Inglaterra por 1x0.

Bandeirinha tem de correr rente à linha pra ajudar o árbitro nestes lances. Se estivesse bem posicionado o auxiliar de linha teria dito que a bola entrou. Porque Terry tirou bem lá de dentro. Veja em http://www.youtube.com/watch?v=d1KUvKNJG2M

Uma antiga narração do locutor-show diria: descontraia, goleirão, vai tirar de dentro... tudo bem que com a televisão congelando a imagem é tudo mais fácil, mas para isso é que o juizão e o bandeirão tornam-se especializados.

É a capacidade de decidir certo um lance em centésimos de segundo que os torna especialmente escalados para uma competição de grande porte. Mas, novamente citando Godoy: na dúvida, ficamos com o mais forte.

E o mais forte, sem dúvida, é a Inglaterra. Convoque-se uma guerra e o poderio da turma da Rainha esmagaria a Ucrânia, um país que até outro dia nem era país, era uma das repúblicas soviéticas na URSS ou CCCP.

GRACINHA

Foi jogando pela CCCP que o treinador deles, Blokin, notabilizou-se como super-atacante caindo pela direita. Não deu. E olha que até dona Hilda, recuperando-se de operação de catarata, ficou surpresa.

Sim, dona Hilda, de óculos escuro e tudo, viu o gol legal da Ucrânia. A Suécia meteu 2x0 na França com um golaço de Ibra, o primeiro da vitória nórdica. Mas a vitória dos súditos de Elizabeth salvou a França.

Até pensei: como não tem ninguém besta e a Guerra dos 100 anos deixou seus vestígios, é capaz de a England abrir agora pra Ucrânia empatar e eliminar a França. Ninguém deve ter soprado do banco de reservas.

Agora, chegamos às quartas e passou muita seleção pesada. Jogos difíceis para se editar os melhores momentos. As três seleções que podiam fazer uma gracinha caíram fora. Rússia, que tava jogando tão certinho, Ucrânia e Croácia.

Bem, pra não dizer que não falei de flores (sempre grato Vandré, desculpa o Brasil!), tem Grécia, com sua ousadia, e a República Cech, do melhor goleiro do mundo, que passaram no Grupo 1.

FRAUDE

No Grupo 2... é aquele da morte. Parêntese: não sei por que, nós, midiáticos, chamamos de grupo da morte quando há mais emoção. Não seria o contrário, o grupo da vida, focando na intensidade deste contexto tão competitivo?

Pois, reangulando, no grupo da vida, passaram Alemanha em primeiro lugar, e Portugal de Cristiano Ronaldo como vice. Então, vão cruzar Alemanha x Grécia, me corrijam se estiver errado, e República Cech x Portugal.

Vão passar Alemanha e Portugal. Gostaria que a Grécia eliminasse a Alemanha por ser fã de Sócrates e toda aquela rapaziada da origem da filosofia ocidental.

Portugal e tcheca eu tou meio dividido. Aquele fraude do Cristiano Ronaldo parece que tá fazendo uma gracinha, mas acho os tchecos bem disciplinados taticamente e se recuperaram bem da derrota inicial de 4x1 para a Rússia.

Nos outros cruzamentos, só tem seleção feia, manjada, que nós, midiáticos, no afã de cativar audiência, ficamos louvando, mas como consegui escapar do sistema de recompensas e punições dominante, tenho cá minhas dúvidas.

SELVA

Dizem que Gerrard é um grande meia da Inglaterra, não vejo nada disso. Agora, aquele Rooney da carona quadrada mete medo mesmo. Bem, eu sou Itália contra a Inglaterra porque tenho mais amigos italianos que ingleses.

O outro confronto horrível é França x Espanha. Não vi o América dos anos 50 jogar, porque nasci em meia-quatro, mas pelo que leio e releio nas crônicas de meu querido Nelson, a Espanha joga mais ou menos o tico-tico do América.

Muita posse de bola, tudo no meio-campo, o tal de volume de jogo, chato pacaraca, sem objetividade, e a gente tem que aguentar, eles, os midiáticos (agora me posicionando de fora do campo) dizerem que Iniesta é craque.

Como diria meu irmão tricolor Flávio Novaes, mi-ajudi! Morri de rir quando outro irmão tricolor, meu caro Paulo Simões, escreveu bem assim numa crônica do antigo A Tarde Esporte Clube (ATEC) tabloide.

Esta crônica é dedicada aos companheiros que editam os melhores momentos destes jogos duros de se ver da Euro. E que seguem a lógica mundial oscargodoyana: na dúvida, o mais forte prevalece. É uma selva o futebol!


Comentários

Postagens Mais Visitadas

#PMBA - Balanço de Ocorrências e Ações Policiais do 4º BPM-Alagoinhas dos dias 04 a 12 de Julho de 2016

[Pra Descontrair] DICIONÁRIO DE BAIANÊS (Se você vai à Bahia, é bom inteirar-se do significado destes termos que vai ouvir por lá) Divirta-se.

#Dezembro Vermelho: Ação busca alertar aumento dos casos de HIV

[Série B] Vitória apresenta 3º Uniforme e novo jogador

Conheça o consumo estimado dos principais aparelhos elétricos da sua residência e saiba como economizar